sexta-feira, 18 de maio de 2012

Brasil perde feio para Argentina e faz campanha muito ruim no Sul-Americano masculino Sub-15

O que esperar de uma seleção de base que nunca atuou junta e teve menos de um mês de preparação? Pouca coisa, no mínimo. Na verdade, o grande erro está exposto logo na primeira linha desse texto. O que a CBB pretende em termos de futuro se pouco se importa com a preparação de uma seleção de base? Menos de um mês de preparação é muito ruim e, assim, os resultados só podem acabar sendo do mesmo nível.


Na semifinal do Sul-Americano masculino Sub-15, que está sendo disputado no Uruguai, chegamos ao nosso limite, perdendo para os argentinos por 73 a 30. Não entendeu? Então vou colocar em fonte maior: 73 a 30. O nosso selecionado, diante de um time que começou sua preparação para o torneio em fevereiro, não conseguiu fazer 10 pontos em nenhum dos quatro períodos, perdendo as parciais por 19 a 06; 19 a 8; 14 a 07 e 21 a 09. Sem brincadeira, isso é resultado para times sem expressões, não para o Brasil.


Se fosse somente um apagão, até que dava pra engolir, mas fomos mal durante toda a competição, sofrendo para vencer a fraquíssima Colômbia, por 89 a 85, somente na prorrogação. Depois conseguimos uma excelente vitória sobre o Peru, por 64 a 22. O problema é que o Peru não tem tradição nenhuma no esporte, assim como o Uruguai, responsável pela nossa derrota no encerramento da fase de grupos, quando perdemos por 67 a 46.


Agora, derrota para a Argentina, derrota não, surra. Com isso, a nossa última chance de conseguir uma vaga na Copa América é vencendo a disputa de terceiro lugar, contra o Chile.


Sério, aonde a CBB quer chegar com esse tipo de "preocupação" com a nossa base? Segunda-feira entrarei em contato com a entidade para tentar respostas, e, assim que tiver, postarei aqui.


Da maneira como está, daqui há alguns anos a nossa única saída será naturalizar mais e mais jogadores, ou então exportar nossos atletas para a Europa o mais cedo possível, pois é lá que "temos" aprendido os fundamentos.


Triste, muito triste, a situação que o basquete masculino vem vivendo com o seu basquete na base. 


Seleção Feminina Sub-18


Foram sorteados os grupos para a Copa América feminina Sub-18, que será disputado entre os dias 15 e 19 de agosto, em Porto Rico. O Brasil ficou no grupo B, junto com Canadá, México e Porto Rico. Já no "A", ficaram Estados Unidos, Argentina, República Dominicana e Porto Rico.


Essa competição é de extrema importância, já que às quatro melhores seleções garantirão vaga no Mundial Sub-19, que será disputado no ano que vem, na Lituânia, entre os dias 18 e 28 de Julho. 


Tempo para nos preparar nós temos, só resta saber se vamos levar o torneio a sério ou se então a preparação será tão ruim quanto foi o do time masculino sub-15.


No site oficial da Confederação Brasileira de Basquete, a nota informando sobre a definição dos sorteios dos grupos não traz consigo a preparação que será feita, como deveria constar. 


Como já disse, entrarei em contato com a CBB na segunda-feira e tentarei também alguma resposta sobre a preparação da seleção feminina sub-18. Vamos ver qual vai ser.

Nenhum comentário: