quarta-feira, 16 de maio de 2012

Prefiro o Ricky Rubio...

Como todo mundo já sabe, o armador Kyrie Irving, do Cleveland Cavaliers, foi escolhido o melhor calouro do ano, sendo assim o segundo jogador do Cavs a conseguir o feito. O outro vencedor foi LeBron James, em 2004.


O armador venceu com muita folga o também armador Ricky Rubio, do Minnesota Timberwolves, tendo 592 pontos conta 170 do espanhol.


A grande verdade é que eu não gostei do fato do "Melhor Calouro do Ano" ter parado nas mãos do Irving. Rubio teve médias de 8.2 assistências nas 41 partidas que fez em seu ano de estréia, sendo o 6° maior assistente na temporada regular, um número que pode ser considerado expressivo para qualquer armador, e mais expressivo ainda se estivermos falando de um calouro. (Inving teve médias de 5.4 assistências)


Tudo bem, Irving fez mais pontos (18.5 contra 10.6 de média), mas pontuar não é a função principal de um armador, pelo menos não era, já que agora a NBA vive uma fase de "lançar" armadores mais atléticos, mais explosivos do que inteligentes. Ricky Rubio está no grupo dos mais inteligentes, surpreendendo a todos com sua visão de jogo e passes diferenciados.


Não estou dizendo que não acho esses armadores mais "explosivos" (fisicamente), como Irving, etc, ruins, não. Eles são muito bons no estilo que escolheram jogar, o estilo de armador que da muito valor a pontuação. O que eu quero dizer é que apenas não gosto desse tipo de jogo. Gosto de ver armadores como Steve Nash, Jason Kidd, Rajon Rondo e Ricky Rubio (pegando só os da atualidade, OK?), que sei que vão me dar a garantia que verei passes diferenciados, o que é a principal função de quem joga na armação.


Irving jogou 51 jogos, dez a mais do que Rubio, que se machucou. Isso também pode ter influenciado para a escolha do jogador do Cavaliers. Mas, volto a repetir, na função puramente de armador, Rubio é muito melhor. E se continuar fazendo temporadas no mesmo nível como foi a de estréia, em breve se tornará um dos melhores armadores da liga. Não no "estilo" Derrick Rose, mas no "estilo" Rajon Rondo, que sabe.


Atualização: Sem contar que o número de desperdícios é praticamente idêntico (3.1 para Inving e 3.2 para Rubio), e o espanhol rouba do dobro de bolas do jogador do Cavs. (2.2)

Nenhum comentário: