sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sixers se classifica em um jogo de encher os olhos

Primeiramente eu estava pensando em fazer um apanhado geral da noite da NBA, mas, depois da vitória do Philadelphia 76ers sobre o Chicago Bulls, por 79 a 78, não tive outra opção a não ser fazer um texto exclusivo para o jogo, afinal, não é toda a partida que faz meus olhos encherem de lágrimas.

As vezes dizemos que um jogo foi emocionante pelo simples fato de ter sido bom, mas, quem viu a vitória que deu a classificação aos comandados de Doug Collins, por 4 a 2, sabe o que é uma partida emocionante de verdade.

O confronto, que foi disputado no Wells Fargo Center, começou como era de se esperar, com muito equilíbrio no marcador e dois períodos vencidos pelo time da casa. Um por 24 a 22 e o outro por 24 a 18, indo para o intervalo 48 a 40 para o Sixers.

Os dois primeiros períodos não é lá para se dar muito destaque, porque o melhor começa a partir do parágrafo abaixo.

Iguodala foi o "dono" da classificação
Com tudo sob seu controle, o 76ers perdeu o ritmo após o intervalo, sofrendo 23 a 15 e iniciando a última parcial sem vantagem alguma, já que o placar marcava 63 pontos para cada lado.

Na última parcial, o Bulls novamente era superior, dominando os rebotes ofensivos e assim tendo mais pontos em segundas chances, o que estava matando os donos da casa, que terminaram com 5 rebotes ofensivos contra 15 do Bulls, que teve um total de 55, contra 33 do Sixers. 

Assim o time de Illinois ia abrindo frente, chegando a estar com 67 pontos ao seu favor e 63 contra, fazendo os quatro primeiros tentos do período, até que Andre Iguodala, protagonista da vitória, começou a reverter a situação, matando uma bola de dois pontos para novamente dar ânimo aos companheiros.

O turco Omer Asik, substituto de Joakim Noah, contundido, sismava de deixar o Bulls no jogo, pontuando através de lances livres. 

Poderíamos falar de Asik como um dos nomes da reação que fez a sua equipe conseguir levar a série para o jogo sete, isso depois dele dar uma bela cravada, para colocar seu time na frente por três pontos de vantagem (78 a 75), faltando apenas 25.9 segundos para o jogo terminar. Mas a história deu uma revira volta.

Doug Collins pediu tempo. Poderia ser mais um daqueles para falar: "Bom galera, agora é bola na mão do Iguodala para ele arremessar no estouro do cronômetro e irmos para a prorrogação". Mas, o inteligentíssimo treinador mostrou como se "faz" basquete, fazendo seu time pontuar em baixo da cesta para deixar a vantagem do Bulls em um ponto, com 12 segundos para o fim, aumentando a pressão sobre os visitantes.

Asik, que estava matando suas bolinhas nos lances livres, recebeu falta e novamente tinha a chance de se consagrar. Só que a torcida era contra amigo. O turco sentiu a pressão, errou os dois chutes, Iguodala pegou o rebote e, com cinco segundos para pensar em uma jogada, fez o simples: Foi lá dentro e sofreu falta o pivô adversário, convertendo os dois lances livres para fazer o Wells Fargo Center explodir de emoção, sendo capaz de arrancar lágrimas até de um blogueiro que está do outro lado do continente.


Assista os minutos finais:

Com esse resultado, o Sixers entra para a galeria dos oitavos colocados que conseguiram eliminar o líder da conferência. Fato que só havia acontecido quatro vezes até então, sendo essa a segunda vez seguida, já que o Memphis Grizzlies, oitavo time do oeste na temporada passada, havia vencido o líder San Antonio Spurs.

Que jogo, que noite. Irei dormir mais feliz!


Números

Andre Iguodala - 20 pontos, 4 rebotes e 7 assistências

Louis Williams, que ficou em segundo na votação de melhor sexto-homem da temporada, teve 14 pontos, 2 rebotes, 3 assistências e 3 roubos de bola.

Spencer Hawes - 8 pontos e 10 rebotes

Luol Deng - 19 pontos e 17 rebotes. Sensacional!

Richard Hamilton - 19 pontos e 8 rebotes

Nenhum comentário: