terça-feira, 29 de maio de 2012

Tiago Splitter precisa melhorar muito nos lances livres

Quem acompanha o brasileiro Tiago Splitter, sabe que ele tem um grande potencial para se tonar um bom pivô na NBA, mas sabe também que o jogador da seleção brasileira sofre, e muito, quando vai à linha de lances livres, o que limita o seu tempo de quadra, principalmente quando o assunto é playoffs, quando se joga mais duramente e lances livres podem decidir partidas.


Nos últimos quatro jogos, Splitter cobrou 14 lances livres, convertendo somente quatro, o que dá um aproveitamento de 28.5%, número muito abaixo do que é exigido para atletas de alta performance, quando se pede, no mínimo, 80% de aproveitamento.


Um dos pontos mais baixos do pivô brasileiro foi no jogo um da final da conferência oeste, quando acertou uma tentativa de cinco, chegando a dar Air Ball em uma de suas tentativas, o que ajudou a levá-lo ao Trending Topic do Twitter, nos Estados Unidos.


Splitter erra feio um de seus lances livres contra o Thunder



Foram 4 erros, quatro pontos desperdiçados, que poderia elevar a sua pontuação de nove pontos para 13. Um bom aumento.


Nos playoffs 2011-2012, foram 25 tentos, com 8 acertos, ou seja: 17 pontos jogados fora! Muita coisa, não? Sim, muita coisa mesmo, que poderia faze-lo com que tivesse médias de 8,7 pontos, ao invés de 6,8, sua média de pontuação na pós-temporada. Tudo bem, fui ao extremo, contando como se ele tivesse acertado 100%, mas, dos 17 pontos, se ele fosse melhor nos lances livres, poderia salvar uns 13, não é verdade?


Ao todo, nessa temporada, Splitter deixou 73 pontos fáceis escaparem, somando os playoffs com a temporada regular, quando teve 125 acertos e 181 tentativas (69.1%) melhor, mas ainda sim ruim.


Contra o Clippers, o brasileiro teve dois Air Balls seguidos



É claro que ele evoluiu em relação ao seu ano de calouro, quando teve 76 acertos em 140 tentativas na temporada regular e 0-3 nos playoffs, quando foi jogado aos leões por Gregg Popovich nos três últimos jogos do Spurs contra o Memphis Grizzlies, colocando o brasileiro para jogar 21 minutos, 14 e 13 minutos, respectivamente. Mas há de se concordar que o menos pior não é bom, é apenas o menos pior.


No total da carreira em temporadas regulares da NBA, foram 321 tentativas para 201 acertos, tendo um aproveitamento de 62.6%. Repito: para jogadores de alta performance, o mínimo que se espera é 80% de acertos em lances livres. Enquanto nos playoffs foram 28 tentativas para 8 acertos (28.5%).


Esses 62.6% significam que 120 pontos jogados foram. Já os 28.5% dos playoffs, que 20 pontos deixaram de serem feitos. Novamente estou indo ao extremo, colocando como se ele tivesse que acertar 100%, mas, não é exagero nenhum dizer que uns 90 ou até mesmo 110 pontos poderiam estar nas estatísticas da carreira de Splitter se ele não fosse tão ruim nos lances livres.


Um amigo disse que esse problema já está virando psicológico. Não acredito nesse tipo de coisa. Acredito em treinamento. Quando terminar um dia de treinos, é só Tiago Splitter pegar a boa e falar: Gregg, vou arremessar mais 200 lances livres, tá?


Pronto, mais 200 arremessos livres por dia, 1000 em cinco dias. Quero ver esse problema não ser solucionado.


Hoje, às 22h, o San Antonio Spurs novamente recebe o Oklahoma City Thunder, no jogo 2 da final da conferência oeste. Uma boa atuação do brasileiro no geral, será de bom grado para Gregg Popovich, que verá o camisa #22 como uma boa alternativa para dar um descanso de bom tamanho para o veterano Tim Duncan. 

Nenhum comentário: