terça-feira, 21 de agosto de 2012

O que a não participação de Manu Ginóbili do próximo Pré-Mundial pode representar?

Em seu blog no site argentino La Nación, o astro da Argentina Manu Ginóbili anunciou que não participará da Copa América 2013, que servirá como Pré-Mundial para 2014. Bem, essa notícia já está surfando na grande rede deste o início da tarde, portanto, a maioria já sabe desse acontecimento. A questão é o que a não participação de Ginóbili na competição pode representar em termos de sua despedida da seleção argentina.

Quando o selecionado de Julio Lamas foi disputar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, muita gente falava que aquele poderia ter sido o último jogo da geração de ouro, fato desmentido pelos principais jogadores. Agora Manu chega falando que não participará do Pré-Mundial, o que, sem dúvidas, volta a colocar a pulga atrás da orelha dos torcedores sobre aquela partida contra a Rússia, que garantiu o bronze para a equipe européia, ter realmente sido o último jogo do narigudo bom de bola com a camisa azul e branca.

É claro que a situação e idade de Manu tem que ser levada em conta. Ele não tem a mesma idade de alguns anos atrás, mas, essa não é a primeira vez que ele ficará de fora de uma competição digamos, menos importante. 

No ano passado ele esteve com a seleção no Pré-Olímpico das Américas, mas, em 2009, no Pré-Mundial, que foi disputado em Porto Rico, tendo o Brasil como campeão, ele não foi. Não foi também para o Pré-Mundial de Las Vegas, em 2007, assim como também não marcou presença em 2005, em mais um título brasileiro.

Não vou ficar postando aqui todas as competições que ele participou ou deixou de participar. Isso é só para mostrar que, não necessariamente, um fato tem a ver com o outro, apesar, repito, de ser outra circunstância e o fator idade começar a pesar, afinal, já são 35 anos de vida e 14 servidos à seleção nacional.

Seguindo a linha de raciocínio do último parágrafo, incluo a declaração de Manu, que afirma estar indeciso sobre a sua participação ou não o Mundial de 2014, dizendo que "Depois, veremos. Faltam dois anos para nosso próximo compromisso importante, é impossível definir agora".

Não há como dizer o que será do futuro do Ginóbili com a seleção, afinal, só quem sabe disso é o próprio, mas com os fatos apresentados acima, tudo parece, na teoria, estar em aberto.

Leia mais:

Entrevista: De volta ao Flamengo após cinco anos, Olivinha espera repetir o sucesso que teve no Pinheiros

2012: o ano de LeBron

Com a ida de Howard para o Lakers, finalmente veremos a final entre Kobe e LeBron?

Nenhum comentário: