quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Seleções femininas de base seguem se preparando para competições importantes no mês de agosto

Não adianta daqui há quatro anos estarmos comentando mais uma campanha do basquete feminino nos Jogos Olímpicos se não tratarmos também das seleções de base, afinal, nos Jogos do Rio, em 2016, algumas jogadoras que hoje figuram nas seleções sub-17 e sub-18 estarão representando o Brasil no selecionado adulto, que se ainda será treinado por Luís Cláudio Tarallo, como era o projeto inicial da Confederação Brasileira de Basquete, não se sabe.


No segundo mundial da categoria, Brasil busca um bom resultado para iniciar
uma reação do basquete feminino brasileiro.
Foto: Divulgação/CBB
O time sub-17, que vai disputar o segundo mundial da categoria, entre os dias 17 e 20 de agosto, em Amsterdã, na Holanda, embarcou nesta quarta-feira para a Itália para participar de um torneio preparatório. Nele, a nossa seleção feminina irá enfrentar, na próxima sexta-feira, às 13h, no horário de Brasília, a seleção dos Estados Unidos.

“As americanas são muito fortes, e isso ajudará no desempenho da nossa equipe, na parte tática e física. Além disso, na hora de entrarmos no Mundial, vamos por em prática essa experiência e poderemos usar isso a nosso favor. Vamos enfrentar grandes equipes mundiais nestes amistosos, e usaremos para fazer uma última análise e acertos. Queremos entrar bem na competição” - destacou a pivô da equipe, Monique Pereira, que atua no Americana, clube do interior paulista.

Depois desse importante teste para o mundial, enfrentando a melhor seleção do mundo, seja no adulto ou na base, as brasileiras vão enfrentar as italianas, donas da casa, às 15h. Fechando o torneio preparatório, no dia 12 de agosto, o adversário será a Austrália, outra equipe de muito destaque no cenário feminino adulto. O confronto será às 13h. Além da experiência em si, esse jogo servirá também como uma prévia para o duelo no mundial, já que Austrália e Brasil estão no grupo B, junto com Japão, Holanda, Espanha e Turquia.

Esse torneio na Itália irá encerrar a fase de amistosos do Brasil.


Selecionado sub-18 está em reta final de preparação
para a Copa América.
Foto: Diego Evangelista/CBB
Saindo do time feminino sub-17 e indo para o sub-18, o selecionado está treinando forte para a disputa da Copa América da categoria, que acontecerá em Porto Rico, entre os dias 15 e 19 de agosto, classificando quatro seleções para o mundial sub-19, que será disputado na Lituânia, no ano que vem. Daí a importância dessa competição, dando a oportunidade do Brasil se classificar para um campeonato fundamental para o amadurecimento técnico e psicológico dessas atletas.

A equipe, que fez um jogo amistoso na tarde de ontem, contra o time sub-21 feminina do Divino COC/ Jundiaí, terá dois dias de descanso, se reapresentando no próximo sábado, deixando a cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, que está virando a casa do basquete brasileiro de base, rumo à Porto Rico.

O Brasil está no grupo B da Copa América, junto com Canadá, México e Porto Rico.

Esse mês de agosto é muito importante para o basquete feminino brasileiro de base, e temos que acompanhar de perto esses resultados e a evolução dessas atletas, para que a modalidade no feminino volta a ter destaque dentro do país e, consequentemente, no cenário internacional.

Nenhum comentário: