quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Só reage quem estava jogando mal

Uma equipe homogênea, que mantém o seu ritmo de jogo e não se abala emocionalmente, raramente reage dentro de um partida, afinal, só consegue uma reação quem, em algum momento do jogo, joga muito mal, concordam?

O que mais se fala da seleção feminina é: "o time brasileiro teve uma boa reação, mas não conseguiu evitar a derrota". Essa história é contada desde a preparação para os Jogos Olímpicos e vem se repetindo sucessivamente em Londres. Dessa vez, na terceira rodada da competição, o time comandado por Luís Cláudio Tarallo teve uma ótima reação na partida contra a Austrália, atual tri vice-campeã olímpica, perdendo por 67 a 61.

Como eu já expliquei, o selecionado feminino só teve essa excelente reação por que fez um péssimo primeiro tempo. O time de Tarallo sofreu com faltas, principalmente Érika e Clarissa, com tiveram quatro. A equipe pouco rodava a bola nos dois primeiros períodos, com Adrianinha segurando a "laranja" por muito tempo e, mesmo assim, pouco produzindo. No ataque, opções erradas, erros bobos em bandejas e jogadas pouco trabalhadas, o que sempre resultava em um arremesso forçado. Mesmo quando fazia o certo, o Brasil fazia errado. Jogando dentro do garrafão, às pivôs brasileiras tinham dificuldades para finalizar, afinal, com poucas trocas de passe, sempre tinha duas australianas para marcar a finalização brasileira na área pintada da quadra. Nos dois primeiros tempos de jogo foram 36 arremessos tentados e apenas seis convertidos, dando um péssimo aproveitamento de 16.7%. 

A defesa também foi outro problema. Com Érika pegando a sua terceira falta com 7min17seg para terminar o segundo período, o Brasil ficou com um garrafão baixo, tendo Clarissa (1.87m) e Damiris (1.92m) para marcar Liz Cambage (2.03m) e Lauren Jackson (1.95m), que apesar de ser apenas três centímetros mais alta do que a Damiris, possui infinitamente mais experiência do que a nossa jovem atleta.

A defesa, não postada da forma correta, permitiu impressionantes 50 rebotes australianos, sendo 16 deles ofensivos, 20 a menos do que o número total de rebotes brasileiros.

Passado o horror das duas primeiras parciais, quando o Brasil fez 10 e oito pontos, respectivamente, finalmente a tal da reação apareceu, melhorando a produtividade ofensiva e forçando mais os erros adversários na defesa, através de uma marcação mais forte. O resultado disso foram parciais de 22 x 20 e 21x 16, ambos a favor da nossa seleção.

Ter esse poder de reação dentro de uma partida é legal, claro, mas essa história de "reagiu e deixou a vitória escapar por pouco" está fazendo com que a seleção fique, cada vez mais longe, da classificação para a fase quartas de final, acumulando agora três reveses em três partidas.

O que será que impede a seleção feminina de fazer um bom jogo durante um tempo mais prorrogado? Por que o Brasil não consegue manter o nível e o ritmo?



Karla (foto acima) foi a cestinha do Brasil, com 22 pontos, mas jogou absurdos 35 minutos. Penso que está faltando um grupo dentro dessa seleção, jogadoras que Tarallo possa ter/dar confiança. O treinador pouco usa algumas suplentes. Nádia, que jogou 18 minutos hoje por contra dos problemas de Érika e Clarissa com faltas, estava sem confiança em quadra, acertando apenas um arremesso em sete tentativas e deixando a desejar defensivamente. Dá para cobrar dela? Acho que não. Tarallo não dá tempo de quadra e confiança para às reservas. Nádia, só para continuar no mesmo exemplo, jogou sete minutos contra a França e quatro contra a Rússia, aí, em uma partida que realmente ele tenha que usa-lá, como foi hoje, a garota entra fria, sem "o clima olímpico" no seu nível mais alto e acaba um jogo ruim.

É uma campanha horrível, é verdade, mas o tempo de preparação foi excelente, com o grupo tendo se apresentado no primeiro dia do mês de maio, ou seja, foram mais de três meses de preparação, que está ficando claro que não foi bem utilizado pelo nosso treinador.

"Éééééééééééééééé" - Luís Cláudio Tarallo, pensando no que falar durante um dos seus pedidos de tempo.

Será que é só isso que o Brasil pode fazer? Será que reagir e perder de menos é o máximo que essa seleção consegue?

A "sorte" da nossa seleção é que o Canadá foi derrotado pela França no primeiro jogo do dia, o que faz com que a equipe canadense continue com apenas uma vitória, na quarta colocação, dando a chance do Brasil encostar na rodada seguinte, quando fará confronto direito contra a equipe do norte da América.


Mais notícias:


Kevin Durant é demais


NBA divulga calendário para a temporada 2012-2013


Olho em Jianlian Yi

Nenhum comentário: